quarta-feira

Ô abre alas que eu quero passar


         Chega dezembro, e tudo fica com cheiro, e cor de carnaval... pelo menos aqui no Rio de Janeiro é assim. Na virada do ano as pessoas costumam tocar os enredos das suas escolas prediletas, e a queima de fogos em Copacabana sempre é encerrada ao som de alguma bateria importante.
         E, vocês sabem quem fez a primeira marchinha de carnaval? Em 1899 uma PodeRosa chamada Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga compôs a música intitulada “Ô abre alas”. Com influência das marchas populares portuguesas que faziam sucesso por aqui nos anos 20, Chiquinha presenteou o cordão carnavalesco Rosa de Ouro com essa cantoria que é conhecida até hoje.
         Em uma época que mulher nem podia votar essa corajosa carioca desafiou os padrões daquela sociedade musicando peças teatrais e regendo concertos. Frequentadora assídua das rodas culturais da cidade maravilhosa, Chiquinha liderou movimentos comprou a alforria de um músico que era escravo, foi pioneira na defesa dos direitos autorais, e fez parte do Choro Carioca como pianista a convite do famoso flautista Joaquim Antônio da Silva Callado.
       Inegavelmente Chiquinha Gonzaga mudou a história da participação da mulher na música. A rede Globo exibiu em 1999 uma minissérie com a história dessa guerreira que foi interpretada pela atriz Regina Duarte. Ela não só abriu alas como marcou seu nome na música popular brasileira.

Por Diva Flores

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops